Tratar das questões de migração como componente curricular, traz o desafio de fazer uma educação inclusiva trabalhando com as ‘práticasteorias' no ‘dentrofora' das escolas. Isto envolve investigar acerca dos acolhimentos aos estudantes migrantes, valorizando os fazeressaberes miúdos/menores (DELEUZE: 1977) criados nas relações entre migrantes e os que os acolhem.
Entendemos nestas relações que precisamos reconhecer o Outro como legítimo outro (MATURANA: 2002), com suas diferenças, nas condutas consensuais das ações, (FREIRE: 2000 |1983), passando pelo linguajeio.
Para isto usamos a Cineconversa, atividade que envolve assistir filmes com tema migração e conversar acerca das sensações e sentidos que os filmes afetam. Usamos as ‘Conversas' como metodologia da pesquisa com os cotidianos na criação de narrativas em torno dos movimentos migratórios e processos curriculares, na tentativa de uma educação crítica, criativa e sem fronteiras.
A Cineconversa se desdobra em criações de vídeos na formação de professores.
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