CINECONVERSA: ARTEFATO CURRICULAR NAS QUESTÕES DE MIGRAÇÃO
Noale Toja  1, 2, 3, 4, 5, *@  
1 : Laboratório de Educação e Imagem - Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro  (Lab.EI/UERJ)  -  Página web
Laboratório de Educação e Imagem UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - 12º andar - bloco A sala 12033 - Maracanã - Rio de Janeiro / RJ -  Brésil
2 : Linha de Pesquisa “Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais” junto ao GRPesq Currículos, redes educativas, Migração, imagens e sons, com apoio CNPq, Capes, Faperj, UERJ (entre 2017 e 2022) coordenado pela Profa Dra Nilda Alves.
3 : Programa de Pós-graduação em Educação - ProPEd / Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
4 : Centro de Criação de Imagem Popular - CECIP
5 : Oi Kabum! Lab - Laboratorio de Cultura Digital
* : Autor correspondiente

Tratar das questões de migração como componente curricular, traz o desafio de fazer uma educação inclusiva trabalhando com as ‘práticasteorias' no ‘dentrofora' das escolas. Isto envolve investigar acerca dos acolhimentos aos estudantes migrantes, valorizando os fazeressaberes miúdos/menores (DELEUZE: 1977) criados nas relações entre migrantes e os que os acolhem. 

Entendemos nestas relações que precisamos reconhecer o Outro como legítimo outro (MATURANA: 2002), com suas diferenças, nas condutas consensuais das ações, (FREIRE: 2000 |1983), passando pelo linguajeio. 

Para isto usamos a Cineconversa, atividade que envolve assistir filmes com tema migração e conversar acerca das sensações e sentidos que os filmes afetam. Usamos as ‘Conversas' como metodologia da pesquisa com os cotidianos na criação de narrativas em torno dos movimentos migratórios e processos curriculares, na tentativa de uma educação crítica, criativa e sem fronteiras.

A Cineconversa se desdobra em criações de vídeos na formação de professores.



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