Criação de peças audiovisuais com celular, que estamos chamando de “Receitas de Amor”. A partir da reflexão acerca das abordagens complexas de temáticas cotidianas, compreender como os usos das tecnologias e linguagens digitais podem mediar aprendizagens com os componentes curriculares. Usando a metodologia de cineconversas, com exibição do trechos de filme “O Confeiteiro” de Ofir Raul Graizer (2016 - Alemanha/Israel) serão problematizadas questões de migração como linguagem e cultura; e serão temas mobilizadores do minicurso.
O celular será apropriado, como um intersessor no seu uso cotidiano, como linguagem multimodal e mediador do corpo, na interação com os componentes curriculares.
Questão
O celular, um dispositivo móvel que reúne diversas técnicas para a produção multissensorial de conteúdo, vem mediando a voz e a participação, o corpo nas interações cotidianas, e pode ser integrado na produção de conteúdo de componentes curriculares.
A partir do pensamento de Maturana, podemos analisar que se linguagem é ação (MATURANA, 2002), e, fazemos cultura nas coordenações consensuais de conduta o uso da voz multimodal através do celular hoje, só não participa da vida escolar, o que a torna alienada de uma produção cotidiana intensa. Pensando também em Freire, se essa voz não está nos espaços formativos, não conseguimos ter uma visão crítica (FREIRE, 2000|1983) sobre essa produção consumida com intensidade. As relações em rede através do celular também acordam questões sobre a polifonia e as relações dialógicas (BAKHTIN, 2019) em Bakhtin. Por fim levantamos também o questionamento de Boaventura de Souza Santos sobre as linhas abissais (SANTOS, 2009) que se encontram entre as condutas cotidianas nos processos que oprimem e invisibilizam as experiências próprias individuais e sociais, e as condutas livres e de reconhecimento dos acontecimentos que realmente afetam e importam para cada indivíduo e coletivo.
Temos como objetivo, refletir acerca dos usos dos celulares como artefatos culturais, mediadores da voz e da participação nas relações cotidianas e suas possibilidades de mobilizar o pensamento complexo, interdisciplinar e em linguagens multissensoriais em componentes curriculares e apresentar a partir da metodologia das cineconversas, atividades que favoreçam o diálogo cultural de temas emergentes como a migração. O resultado dessa investigação levará a criação de programas de podcast e vídeos de até 3 minutos.
- Poster