EDUCAÇÃO PARA A LEITURA CRÍTICA DO DISCURSO DE ÓDIO VEICULADO PELOS MEMES DE INTERNET
Débora Maria Dos Santos Castro Silva  1@  , Rivadavia Porto Cavalcante Riva  1@  , Gabriela Martins Macedo Gabi  1@  
1 : Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

O objetivo deste trabalho é fazer algumas considerações sobre o discurso de ódio presente nos memes da internet na perspectiva da pedagogia crítica. A crescente evolução das tecnologias de informação e comunicação vem criando um novo contexto virtual e provocando mudanças profundas na educação. Cada vez mais os educandos estão imersos em uma realidade em que a tecnologia toma conta de todas as áreas. Em vista disso, é imprescindível inovar a sala de aula através da inserção das diversas mídias digitais. São inúmeras as vantagens que a introdução das tecnologias podem trazer ao processo de ensino-aprendizagem, como aguçar a curiosidade pela busca de novos conhecimentos; expressar opiniões de maneira criativa e crítica e tornar as aulas mais dinâmicas, através da maior proximidade com a realidade vivida. O vocábulo meme foi criado pelo etnólogo Richard Dawkins na obra O gene egoísta. O termo foi utilizado para designar uma unidade de replicação que exprime a ideia de uma unidade de transmissão cultural, comparada ao gene, que se propaga de cérebro em cérebro, formando um processo que pode ser chamado de imitação. No entanto, esse conceito foi se transformando ao longo do tempo, estando hoje associado às redes sociais e sendo reconhecido como memes de internet, com estrutura multimodal, padrões de composição a partir de determinados aspectos sociais, culturais, temporais e espaciais. Os memes de internet são identificados como ideias, jogos, brincadeiras, piadas ou comportamentos difundidos de forma massiva, mostrando não apenas o repertório individual e cultural de seu criador, mas também daquele que o compartilha. Os memes podem ser considerados um gênero discursivo que replica cenas do cotidiano utilizando paródias para transmitir um sentido crítico e cômico, mas também podem transmitir enunciados de caráter pejorativo e preconceituoso. Por esse motivo é imprescindível a desconstrução dos discursos odiosos dentro do gênero e a sua utilização de forma responsável e instrutiva. Uma forma de alcançar esse objetivo é através da pedagogia crítica, que busca a libertação da pessoa e a luta contra as desigualdades sociais através do pensamento crítico, abrindo alternativas e perspectivas para o sujeito compreender e construir a liberdade com responsabilidade, empenhando-se pela igualdade social, preservação de direitos, respeito à dignidade humana e o fim das injustiças sociais e da opressão. Isso posto, para a realização deste estudo selecionamos sessenta memes, trinta e quatro dos quais apresentam discurso de ódio e vinte e seis possuem caráter educativo, todos extraídos do facebook. Portanto, esta pesquisa enquadra-se como qualitativa de cunho etnográfico, visto que se destina à análise de dados de comunidades online. Os memes analisados possuem um grande potencial didático, utilizando de interdisciplinaridade e vários processos semânticos, fazendo com que os discentes estabeleçam conexões de intertextualidade entre o texto e o mundo.

 

REFERÊNCIAS

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