A linguagem do Celular: Como Usar Artefatos Tecnológicos Nos Currículos Emergentes? Tensões e Conversas na relação entre Educação, Comunicação e Tecnologia.
Noale Toja  1, 2, 3, 4, 5, 6, *@  , Fernanda C. Mello  7, *@  , Luciana Oliveira Perpétuo * , Leonardo Rangel Reis * , Maria Do Carmo Morais * @
1 : Oi Kabum! Laboratório de Culturas Digitais  (Oi Kabum! LAB)  -  Site web
Centro Municipal de Artes Calouste Gulbenkian - R. Benedito Hipólito, 125 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20211-130 -  Brésil
2 : Centro de Criação de Imagem Popular  (CECIP)  -  Site web
Endereço: R. da Glória, 190 - Sala 202 - Glória, Rio de Janeiro - RJ, 20241-180 -  Brésil
3 : Laboratório de Educação e Imagem - Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro  (Lab.EI/UERJ)  -  Site web
Laboratório de Educação e Imagem UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - 12º andar - bloco A sala 12033 - Maracanã - Rio de Janeiro / RJ -  Brésil
4 : Universidade do Estado do Rio de Janeiro [Rio de Janeiro]  (UERJ)  -  Site web
UERJ, Av. Sao Francisco Xavier, 524, Maracana, 20550-900, Rio de Janeiro -  Brésil
5 : Doutoranda noPrograma de Pós graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
6 : Programa de Pós-graduação em Educação - PROPEd/ Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. GRPesq Currículos, redes educativas, imagens e sons, coordenado pela Profa Dra Nilda Alves.
7 : FFP - UerJ São Gonçalo
* : Auteur correspondant

Criação de peças audiovisuais com celular, que estamos chamando de “Receitas de Amor”. A partir da reflexão acerca das abordagens complexas de temáticas cotidianas, compreender como os usos das tecnologias e linguagens digitais podem mediar aprendizagens com os componentes curriculares. Usando a metodologia de cineconversas, com exibição do trechos de filme “O Confeiteiro” de Ofir Raul Graizer (2016 - Alemanha/Israel) serão problematizadas questões de migração como linguagem e cultura; e serão temas mobilizadores do minicurso.

O celular será apropriado, como um intersessor no seu uso cotidiano, como linguagem multimodal e mediador do corpo, na interação com os componentes curriculares.

 

Questão

O celular, um dispositivo móvel que reúne diversas técnicas para a produção multissensorial de conteúdo, vem mediando a voz e a participação, o corpo nas interações cotidianas, e pode ser integrado na produção de conteúdo de componentes curriculares.

A partir do pensamento de Maturana, podemos analisar que se linguagem é ação (MATURANA, 2002), e, fazemos cultura nas coordenações consensuais de conduta o uso da voz multimodal através do celular hoje, só não participa da vida escolar, o que a torna alienada de uma produção cotidiana intensa. Pensando também em Freire, se essa voz não está nos espaços formativos, não conseguimos ter uma visão crítica (FREIRE, 2000|1983) sobre essa produção consumida com intensidade. As relações em rede através do celular também acordam questões sobre a polifonia e as relações dialógicas (BAKHTIN, 2019) em Bakhtin. Por fim levantamos também o questionamento de Boaventura de Souza Santos sobre as linhas abissais (SANTOS, 2009) que se encontram entre as condutas cotidianas nos processos que oprimem e invisibilizam as experiências próprias individuais e sociais, e as condutas livres e de reconhecimento dos acontecimentos que realmente afetam e importam para cada indivíduo e coletivo.

Temos como objetivo, refletir acerca dos usos dos celulares como artefatos culturais, mediadores da voz e da participação nas relações cotidianas e suas possibilidades de mobilizar o pensamento complexo, interdisciplinar e em linguagens multissensoriais em componentes curriculares e apresentar a partir da metodologia das cineconversas, atividades que favoreçam o diálogo cultural de temas emergentes como a migração. O resultado dessa investigação levará a criação de programas de podcast e vídeos de até 3 minutos.



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