Paulo Freire e a Escola Pública no Brasil: do ódio e desconhecimento a alguns dados exploratórios
Spressola Nilmara Helena  1, 2@  
1 : PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO CARLOS - CEMEI PROFESSOR PAULO FREIRE
2 : Universidade Federal de São Carlos [São Carlos]

Em um momento de necessidade da discussão de Paulo Freire pelo seu relevante papel na educação nacional e internacional, este recorte da pesquisa de doutorado em andamento vem discutir a relação de Freire com a escola pública brasileira em um estudo bibliográfico que objetiva identificar publicações que apontam a relação direta de Freire com a educação escolar pública. O levantamento sistemático feito com consulta na SCIELO utilizando os descritores “Paulo Freire” e “Escola Pública” obteve como resultado a localização de 21 documentos. Com o refinamento da pesquisa verificou-se que os resultados estão mais relacionados a experiências pedagógicas que tem Paulo Freire como referencial teórico ou metodológico ainda que na área da saúde. A partir deste levantamento em andamento, podemos concluir até o momento que há poucos trabalhos que relacionam Paulo Freire diretamente à escola pública ou ainda que apresentem sua metodologia, sua filosofia, aplicadas na escola pública o que confronta-se com publicações nas redes sociais sobre a escola pública que fracassa por ser embasada em Paulo Freire ou ainda a proposição do plano de governo do atual presidente de retirada de Paulo Freire das escolas. Quais escolas?


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