O trabalho apresenta diante do contexto brasileiro de desconhecimento e ainda de ataques ao legado de Paulo Freire uma proposta desenvolvida a partir dos ideais freirianos de reinvenção de sua obra por meio dos Círculos de Cultura realizados no Centro de Formação dos Profissionais da Educação de São Carlos, São Paulo. A partir do encontro de professoras freirianas atuantes na Educação Infantil buscou-se difundir, refletir, viver e compartilhar o aprendizado com mais professoras da rede municipal e privada, de nível básico e superior, tendo como centralidade a filosofia, o pensamento, a vida e a obra de Paulo Freire como possibilidade de desvelamentos, por meio, dos relatos e reflexões sobre as práticas e do dia a dia das professoras na escola, na comunidade e na vida. Com a proposta dos diálogos, nos Círculos de Cultura, constituiu-se um necessário espaço, institucionalizado, de enfrentamento aos crescentes ideais autoritários, conservadores e pseudodemocráticos. Na prática, respaldadas por conceitos teóricos, foi-se desvelando a realidade: denúncias e anúncios das lutas nas escolas e na vida, bem como, a emergente necessidade de se reinventar na e com a História. A proposta de um semestre se desdobrou em continuidade no semestre seguinte e em outras ações que vem unindo-se de forma circular na criação de sentido de um viver freiriano no esforço pela coerência.