EDUCAÇÃO EMANCIPADORA COMO PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
André Leandro Dos Santos Pereira  1, *@  , Michelline Da Silva Nogueira  1, *@  , Lillian Nobre Gois Pinheiro  2, *@  , Luís Muengua  2, *@  , Preciosa Fernandes  3, *@  
1 : Universidade Estadual do Ceara (UECE)
2 : Faculdade de Psicologia e de Ciencias da Educacao da Universidade do Porto (FPCEUP)
3 : Faculdade de Psicologia e de Ciencias da Educacao da Universidade do Porto (FPCEUP); Centro de Investigacao e Intervencao Educativas (CIIE)
* : Auteur correspondant

A presente pesquisa discute sobre a educação emancipadora como perspectiva de formação de professores a partir do pensamento de Paulo Freire. Baseia-se na necessidade de se pensar a educação emancipadora como esfera privilegiada de concretização de uma formação de professores, dando ênfase à formação integral do docente. Como consolidação desta proposta, pensamos na formação dos professores em favor da superação de um modelo educacional reprodutivista, tecnicista e antidialógico, ainda disseminado nos espaços educativos. Busca compreender as concepções e práticas educativas que regem o fazer pedagógico em uma escola pública no município de Fortaleza - CE, com a intencionalidade de, a partir dessa compreensão, estruturar uma proposta de formação continuada para os professores tendo por base o pensamento freireano. O trabalho é resultado de reflexões do estágio de docência desenvolvido durante o mestrado acadêmico em educação na Universidade Estadual do Ceará – UECE.



  • Poster
Personnes connectées : 1 Flux RSS | Vie privée
Chargement...