Uma perspetiva freireana para questão de ideologia de gênero através da análise de narrativas de meninos e meninas institucionalizados/as
Cicero Santos  1, *@  , Carolina Morgado  2, *@  , Eunice Macedo  3, *@  
1 : Universidade Federal de Alagoas- UFAL- Brasil
2 : Instituto Nacional de Educação de Surdos- INES - Brasil
3 : Centro de Investigação e Intervenção Educativas- CIIE da FPCEUP
* : Auteur correspondant

Na trajetória sócio-histórica da Educação, destacaram-se por séculosconceções educativas tradicionais, autoritárias em que as realidadesas culturas das crianças e dos jovens não eram consideradas. Posto isto, as tomadas de decisões baseavam-se em interpretações e resoluções adultocêntricasA proposta da Pedagogia Crítica (Freire,1987; Gadotti,1998) surge como contraponto a estas e assumir-se como mais relevante nos dias de hoje é urgente, haja vista que na Pós-modernidade busca-se a reflexão e a rutura de padrões, estereótipos e discriminação de género, etnia e de classe social, entre outras. Estes autores afirmam que a educação deve ir mais além de (re)produzir ideias dominantes e ter um caráter político, socialtransformador e emancipatório. Pois, constitui-se como uma proposta crítica enquanto reconhecimento político, plural e cívico que importa garantir o diálogo e confronte as visões hegemônicas da educação e da sociedade.

É na linha deste pensamentoancorado no método biográfico(Nóvoa, 1988),no paradigma pós-moderno e na abordagem qualitativa (Amado, 2017), que se orienta o presente estudo, cuja base discursiva visa produzir questionamentos sobre as práticas de ensino em contextos institucionais onde ocorre o processo de (re)significação de meninos e meninas marginalizados/as e em situação de vulnerabilidade social, assim como é constitutiva das suas identidades e percursos. Ou seja, busca-se debater e criar estratégias educacionais em que os processos de construção da identidade destes indivíduos não sigam modelos e padrões sociaisreplicados dentro da instituição em que promove a desigualdade de oportunidades entre meninos e meninas.

Para tal, desenvolvemos um processo de análise de dados em que utilizamos trechos de quatro narrativas, sendo que duas femininas e duas masculinas. Desta forma, pretende-se identificar e confrontar o aprendizado imposto pelo género na ação educativa e no cotidianodestas crianças, tendo identificado marcas opressoras e de desigualdade de oportunidades de género. Assim, o estatuto que lhes é atribuído de forma impositora como são empregues para a escolha de saberes condicionam o desenvolvimentde padrões e normas de como ser mulher e como ser homem. Contudo, os contextos frágeis em que estes estão inseridos, constitui um desafio para que haja uma perceção questionadora sobre estes saberes impositores e normativos.



  • Poster
Personnes connectées : 3 Flux RSS | Vie privée
Chargement...