Educação Democrática: a vigilância de Paulo Freire, uma produção de ousadia, de riscos e de transgressões
VinÍcius De Sene  1@  
1 : University of São Paulo

Os processos históricos vão se constituindo mediante avanços e retrocessos; mudanças e permanências. Diante desse movimento dialético em que a realidade é posta, somos levados a lidar com conflitos e desafios. Não por menos, a educação também é entrelaçada por desafios e retrocessos. Frente a este cenário autoritário e antidemocrático que estamos vivenciando no campo educacional que visa implantar uma educação extremamente articulada com os ideais da direita neoconservadora, sobretudo, aqui no Brasil, onde as escolas de educação básica e as universidades são alvos constantes de ataques ideológicos de extrema direita que visam destruir as diferenças e os espaços plurais de vivência e convivência nos ambientes escolares, como também, congelamento de repasse de verbas e cortes drásticos. Perante esses discursos e ações que direcionam para a fragmentação, desmonte, ideologização e precarização da educação, da escola, perseguição aos docentes e discentes; aguçar o pensamento crítico, conscientizar, formar e educar são sinônimos de (re)sistência e combate aqueles que estão buscando despontencializar, silenciar e desmotivar as forças que afloram do saber-fazer educativo democrático, que respeitam os direitos humanos e despertam a consciência crítica. Despertados pelo desejo de mudança e por sempre defendermos uma sociedade democrática, a ética, a educação pública, o ensino plural, a discussão de gênero e os direitos humanos, fundamentados a partir da pedagogia crítica, da vivência e da produção do intelectual e educador Paulo Freire, patrono da educação brasileira, que é o símbolo da representação do intelectual “orgânico” – ativo e autêntico, nosso trabalho tem como objetivo fazer a seguinte indagação: como a vida e a obra de um educador consciente, otimista e crítico como Paulo Freire servirá de estimulo para que prossigamos na defesa contra a educação opressiva e antidemocrática que está em curso no Brasil? Convictos nesta tarefa de construção e reconstrução social na qual o educador tem um peso na luta pela educação libertária e democrática, nossa pesquisa será constituída metodologicamente por meio da filosofia e da história da educação, buscando selecionar, na extensa contribuição, publicação, engajamento educacional e político do intelectual, suas participações e contribuições educacionais no Brasil e no mundo. Para tanto, qual é a importância e a necessidades de estudar Paulo Freire hoje no Brasil?



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