Educação, Cidadania e as Mulheres do Movimento Graal:Paulo Freire e as Políticas Sociais em Portugal (1970/1974)
Mabel Cavalcanti  1@  
1 : Fundação Cuidar o Futuro

Este estudo procura narrara relação entre Paulo Freire e a contribuição femininano Movimento Graal em Portugal. Refletimos sobre o encontro dele com Maria de Lourdes Pintasilgo e as líderes do Movimento. É focalizada a construção das experiências educativas, as práticas e políticas sociais esboçadas pelo Graal. Portanto, identificamos o contributo de Paulo Freire na dinâmica do movimento Graal em Portugal e influência de uma ótica feminina na concepção de políticas sociais nos domínios da Educação e Cidadania, no período de 1970 a 1974. Refletimos sobre a metodologia freireana no processo de formação e desenvolvimento da cidadania dos portugueses no período que antecede a Revolução de Abril. Para isso, desenvolvemos uma abordagem qualitativa, mais concretamente a investigação histórica e social como método de investigação. Optamos por procedimentos da História Oral, utilizando entrevistas para dar voz e registro às protagonistas dessas experiências. Utilizamos também o acervo epistolar de Maria de Loudes Pintasilgo, em seu diálogo direto, técnico e afetivo, com Paulo Freire.Evidencia-se na proposta a importância das mulheres na elaboração de políticas educacionais, que antecederam e tornaram-se referência nas políticas posterior ao 25 de Abril, no sentido de desenvolver a consciência social e a cidadaniana sociedade portuguesa.



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