A avaliação da aprendizagem em sala de aula, não tem tido o mesmo prestígio acadêmico que as demais modalidades de avaliação. Observou-se que, na maioria das vezes, avalia-se, ou por mera exigência burocrática de atribuição de notas, conceitos ou menções em um sistema de promoção/reprovação. Esta pesquisa revelou que ainda persistem grandes preocupações quanto à avaliação da aprendizagem. Este trabalho poderá contribuir para o resgate da avaliação da aprendizagem enquanto verificação do desempenho do estudante, seja nos acertos ou equívocos para a reorganização de seus conhecimentos e para as correções de rumo no plano do trabalho docente. Ademais, diante da predominância do modo de governança neoliberal das escolas, esta pesquisa aponta para a urgência da escuta aos educandos em seus mundos, em suas alegrias e tristezas, sonhos e frustrações, com vistas à formação de sua autoconsciência, em função da transformação da realidade social. Escolheu-se a prova escrita como instrumento de verificação, uma vez que o foco da pesquisa foi a importância da devolução de provas corrigidas e comentadas ao educando. Buscou-se analisar o impacto da devolução de provas corrigidas e comentadas para educandos de uma escola pública. Desenvolveu-se a pesquisa por meio de uma abordagem qualitativa, pesquisa bibliográfica, pesquisa-ação, levantamento de dados socioeconômicos e culturais dos envolvidos e entrevistas e coletas de depoimentos dos discentes e docentes sujeitos na pesquisa. Lançou-se mão do Método de Likert para melhor interpretá-las. Concluiu-se que a devolução de provas corrigidas e comentadas pelo educador, à luz do diálogo, impacta positivamente no processo de ensino-aprendizagem.