– Construindo espaços de inclusão e democracia sociocultural
Silvia Maria Manfredi  1@  
1 : IPF- IT

Os diferentes participantes trazem contribuições (de pesquisas e/ou práticas) pautadas nas obras de Freire e outros teóricos, no campo de propostas e práticas educativas voltadas para a abordagem da diversidade sóciocultural e linguística na educação formal e informal. Tais estudos e práticas têm como perspectiva a edificação de políticas (práticas) educativas que se contraponham às orientaçoes discriminatórias e excludentes que alimentam as representações político-instituicionais e culturais nacionalistas e socialmente costrutoras de muros para com os grupos e setores desfavorecidos economica e socialmente e/ou minoritários e culturamente diferenciados. As transformações neoliberais em curso no mundo contemporâneo têm favorecido a aparecimento de movimentos culturais e políticos que caminham para a descontrução/negação da igualdade de direitos, alimentando discursos de ódio e discriminação através dos media. Nesse sentido, a perpectiva freiriana de educação ao valorizar a diversidade sóciocultural e linguística pode servir de inspiração para a construção de um mundo de convivência solidária, pluricultural e atenta aos direitos de todos.


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