- Educação à Distancia e a pedagogia Freiriana – abordagens e práticas
Silvia Maria Manfredi  1@  
1 : IPF- IT

Os autores aportam contribuições teórico-práticas sobre a Educação com a utilização dos diferentes meios oferecidos pelas tecnologias de comunicação. Abordam os principais desafios no campo da comunicação e educaçao à distancia, adotando parametros da pedagogia freriana, incorporando princípios conceituais, didático-pedagógicas e ético-políticas. No âmbito da produção /utilização/formação de educadores com os mídia, situam-se no campo de uma perspectiva emancipatória e de construção de sujeitos críticos e ativos. Têm contribuido através de estudos e pesquisas para a construção e dessiminação de projetos e práticas didático-pedagógicas orientadas para uma educação transformadora que valorize o diálogo, a crítica , os direitos sociais, a cidadania ativa e planetaria, na ótica de perspectivas comunitarias e inclusivas de intervenção e desenvolvimento social.

 Cada um dos especialistas traz uma contribuição teórico-prática da educação para os meios de comunicação, abordando dimensões que os acumuna e os diferencia. A diversidade de experiências e enfoques, é contudo permeada, transversalmente, por premissas da filosofia político-pedagógica construída por Paulo Freire, reinventando-a.


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