Tipo de estudo –
Um estudo de caso da participação de trinta jovens em um projeto extra-escolar de jornalismo participativo promovido através do - Laboratório Agorá, na cidade de Monza.(Italia) O projeto inclui a abordagem de temas do mundo dos jovens e da relação entre esses temas e o mundo escolar, dos adultos, da política e dos bairros periféricos da cidade.
Inclui a produção de uma revista, cujo conteúdo é fruto de práticas de pesquisa e debates feitos em encontros (círculos de cultura) realizadas entre grupo de jovens e destes com outros grupos pertencentes ao mundo adulto: uma intervenção, que tem por eixo, oficinas de redação coletiva sobre temas políticos e construção de propostas para redesenhar uma cidade; paralelamente são realizados outros eventos, reuniões com outros grupos de adultos (institucionais tipo “comitês”, ou informais) com a finalidade de realizar um mapeamento dos recursos coletivos , problemas, conflitos, alianças, entrelaçamento entre os mundos dos jovens e o dos adultos.
O projeto possui um design multifacetado que contem aspectos jornalísticos mesclados ao ativismo (ações especificas), se parece configurar-se como um "romance".
Abordagem teórica:
Adotando um enfoque e métodos da antropologia cultural, se pretende abordar, partindo da análise da concepção de diversidade (olhando para "fronteiras" e "limites ) os encontros como espaços possíveis de construção de identidade. Num primeiro nível de analise tentar entender: a) alguns dos nós, tais como um problema de tradução entre pré-político-político, a fragmentação de participação, os constrangimentos com o mundo adulto e b) descobrir a partir dos "limites" internos entre grupos de jovens e adultos e entre educadores e jovens, as fronteiras que estão portanto, antropologicamente implicadas na criação de posturas identitárias "recíprocas" para a construção de cidadania.
Além disso, pretende-se desconstruir e superar as possibilidades e limites hermenêuticos de uma aplicação etnográfica específica "localizada, domestica, particular”, adotando uma perspectiva multidisciplinar contaminada por métodos da psicologia de comunidade, visualizando também uma possível intersecção com a pedagogia freiriana. Ou seja, tentar fundamentar e estabelecer vínculos epistemológicos entre conceitos e categorias elaboradas por Freire e aquelas por nós empregadas, como : temas geradores, dialética opressor-oprimido, entre outros.
Bibliografia:
Malighetti R., Molinari A. Il metodo e l'antropologia. Il contributo di una scienza inquieta, Raffaello Cortina,Milano, 2016
V.Pellegrino. Futuri possibili: il domani per le scienze sociali di oggi,Ombre corte, 2019
G.Lavanco, C.Novara. Elementi di psicologia di comunità. Progettare, attuare e partecipare il cambiamento sociale,Mc Graw-Hill Education, 2012.
Freire, Paulo – Política e Educação. 8ª. Edição, Indaiatuba, S. Paulo – Villa das Letras, 2007.
Freire, Paulo – La pedagogia degli oppressi. Torino, Edizioni Gruppo Abele, 2011.